sábado, 22 de outubro de 2011

Níveis de Conhecimento



CONHECIMENTO e FILOSOFIA

Para os que ainda não são iniciados na filosofia é preciso entender o que é conhecimento. Do ponto de vista nerobiolóigoco, mas também do ponto de vista da psiconeurologia o conhecimento é uma capacidade de <> (MORIN, Edgar. O Método 2: A Vida da Vida, pág. 250).

Porém, no âmbito especificamente filosófico, o conhecimento é entendido como sendo a relação existente entre sujeito cogniscente e objeto cognoscível. Trata-se de uma relação onde o sujeito conhece e o objeto é conhecido.

A finalidade do conhecimento é descrever, prever e manipular determinados fenômenos e/ou objetos. O método do conhecimento consiste em descrever o fenômeno em suasparticularidades (espaço) e suas estruturas (função) para poder prever e manipular este fenômeno. É indispensável que citemos os tipos de conhecimentos quando nos referimos à relação sujeito-objeto.

Iniciemos pelo conhecimento empírico ou senso-comum. Ele é ametódico, tem por finalidade facultar a sobrevivência e apresentar respostas provisórias para determinados acontecimentos. Seu objeto é o mundo empírico do cotidiano. No senso comum, as explicações não são necessariamente verdadeiras nem convincentes. É o agricultor que, olhando para o céu pela manhã ou à tardinha, prevê se no outro dia choverá ou não.

Há também o conhecimento religioso que apresentar respostas para as angústias da existência humana. Este tipo de conhecimento, tal como o empírico, é ametódico, não necessariamente verdadeiro e-ou convincente. Além do mais, todas as religiões possuem alguns aspectos que são comuns: o rito, a moral e o dogma. Entretanto, o discurso e as religiões instituídas podem ter uma função sociológica e tentar apresentar respostas para questões como as da morte, do finito e do infinito, do bem e do mal, do certo e do errado, do pecado e da virtude etc. As religiões admitem a existência de um Ser supremo, que tudo cria e ordena.

Do conhecimento religioso passemos ao filosófico. Ele, diferente dos dois anteriores, possui um método, o reflexivo, que tem a finalidade de apresentar respostas racionais para os problemas da origem do ser (ontologia). A filosofia utiliza a relação de causa e efeito (aqui reside sua semelhança com a ciência) para entender a realidade. Ela tem como objeto o mundo, a realidade que é refletida de maneira racional. É típico do discurso filosófico se preocupar com o “por quê” e o princípio ultimo das coisas.

Por fim, citemos o conhecimento científico. Seu método é experimental, utilizando-se da observação e da edificação de leis gerais – a partir das categorias de similaridade e depois passando à categoria da generalização – que regem os fenômenos. O objeto do conhecimento cientifico é o mundo físico e sua finalidade é descrever rigorosamente, prever e manipular determinados fenômenos. É o que faz a química, a botânica, a medicina etc.

Nenhum comentário: