domingo, 2 de março de 2008

Sócrates



Sócrates
“ Vida e Morte Pela Filosofia ”
Nascido em Atenas no final do ano 470 ac ou inicio do ano 469 ac, era filho de um escultor e de uma parteira, Sócrates serviu em várias guerras chegando a se destacar em algumas batalhas. Mas ficou conhecido mesmo pela Filosofia. Desde cedo ele percorria as ruas da capital grega, perguntando as pessoas, jovens ou velhas, o que eram os valores em que elas acreditavam: O que Coragem?, O que é Justiça?, O que é Amizade? Se respondiam que eram virtudes, Sócrates retrucava: O que é virtude? E assim sucessivamente, a cada resposta, ele formulava uma nova pergunta. No final do diálogo, o filósofo sempre provava que as pessoas não sabiam sobre o que estavam falando.
A figura Sócrates: foi uma autoridade intelectual sem precedentes no seu tempo, continua ainda hoje sendo complexa e ambígua, isso por quê, não deixou nada escrito, tudo que se sabe foi descrito por seus discípulos, entre eles o mais famoso foi Platão.
A Maiêutica Socrática
O que Sócrates fazia pelas ruas de Atenas, era uma especie de investigação, ele buscava o significado das palavras, como também, fazer as pessoas pensarem sobre elas. Com o objetivo de trazer novas idéias á tona, Sócrates criou um método próprio que ele chamou de maiêutica, que significa parto de idéias ( homenagem a sua mãe que era parteira). Na maiêutica o filósofo incentivava seus alunos a dar à luz a novas idéias, interrogando - os sem parar num jogo incessante. Fazia surgir a verdade.
De fato o único objetivo de Sócrates e da Filosofia era faze o Homem pensar, pois os pensamentos eram como um balsamo, um remédio capaz de curar as feridas da ignorância, a grande culpada pelos grandes males sofridos pelo homem.
A Dialética Socrática
Interlocutor- busca a verdade- finge que não sabe;
Refutação – admite que não sabe
Maiêutica- parí as idéias


A Ética Socrática


Virtude é conhecimento
A ética de Socrares era baseada nas virtudes, era na verdade uma retomada da ética grega. Para Sócrates a virtude não pode ser ensinada, ela é inata, ou seja, acompanha o homem desde seu nascimento até sua morte.
Sendo a virtude um conhecimento inato, então Sócrates afirmava que ninguém peca voluntariamente, pois se age mal é por ignorância do bem, então não há responsabilidade moral nesse ato e portanto não é passível de punição
Segundo Sócrates o único saber fundamental deve ser “Conhece-te a ti mesmo”1 frase essa que para o Filósofo significava, que o conhecimento não é um estado, mas um processo, na qual o homem deve se empenhar, a fim de crescer espiritualmente. E somente seria possível esse processo se o Homem primeiro negasse tudo o seu próprio conhecimento, daí a famosa frase dita pelo Filósofo: “ Só sei, que nada sei ”.2
Após o encontro com o oráculo, Sócrates abraçou a Filosofia como uma missão de vida: a busca incessante pela sabedoria e da verdade, com isso se tornou um modelo moral. Pois morreu defendendo suas idéias. Pois os ensinamentos de Sócrates irritava muitos grupos da sociedade grega da época, pois com seu método questionador, usando a razão e o pensamento lógico, ele conduzia as pessoas à construções de problemas que antes não existia.
Sócrates foi o primeiro a questionar as ações humanas e os valores subjacentes a ela, As questões socráticas inauguram a ética ou filosofia moral, porque definem o campo no qual valores e obrigações morais podem ser estabelecidos, ao encontrar seu ponto de partida: a consciência do agente moral . É sujeito ético moral somente aquele que sabe o que faz, conhece as causas e os fins de sua ação, o significado de suas intenções e de suas atitudes e a essência dos valores morais. Sócrates afirma que apenas o ignorante é vicioso ou incapaz de virtude, pois quem sabe o que é o bem não poderá deixar de agir virtuosamente.
Sócrates perguntava: Que razões rigorosas você possui para dizer o que diz e para pensar o que pensa? Qual é o fundamento racional daquilo que você fala e pensa? Ora, as perguntas de Sócrates se referiam a idéias, valores, práticas e comportamentos que os atenienses julgavam certos e verdadeiros em si mesmos e por si mesmos. Ao fazer suas perguntas e suscitar dúvidas, Sócrates os fazia pensar não só sobre si mesmos, mas também sobre a polis. Aquilo que parecia evidente acabava sendo percebido como duvidoso e incerto.
Sabemos que os poderosos têm medo do pensamento, pois o poder é mais forte se ninguém pensar, se todo mundo aceitar as coisas como elas são, ou melhor, como nos dizem e nos fazem acreditar que elas são. Para os poderosos de Atenas, Sócrates tornara-se um perigo, pois fazia a juventude pensar. Por isso, eles o acusaram de desrespeitar os deuses, corromper os jovens e violar as leis. Levado perante a assembléia, Sócrates não se defendeu e foi condenado a tomar um veneno - a cicuta - e obrigado a suicidar-se.
Por que Sócrates não se defendeu? “Porque ”, dizia ele, “se eu me defender, estarei aceitando as acusações, e eu não as aceito. Se eu me defender, o que os juízes vão exigir de mim? Que eu pare de filosofar. Mas eu prefiro a morte a ter que renunciar à Filosofia”.
1Inscrição que o filosofo se deparou no pórtico do templo do Deus Apolo, ao procurar pelo Oráculo de Delfos, em busca do verdadeiro conhecimento.
2O Oráculo de Delfos aclamava á todos os cidadão que lhe procuravam que: “Sócrates era Sábio, pois sabia, que nada sabia”.

Nenhum comentário: